O profeta e o poeta – o um e o mesmo reúne poemas de Ricardo Rodrigues e desenhos de Taigo Meireles. Assim como no primeiro projeto, temos aqui dois campos artísticos distintos que se encontram para produzir faíscas e ressonâncias.

A obra apresenta 35 poemas de Ricardo Rodrigues e 10 desenhos de Taigo Meireles. Os poemas foram escritos no período de 2008 a 2018, e paira sobre eles a sombra do poeta paulistano Roberto Piva, com quem o autor realizou um breve diálogo e a quem o livro é dedicado. Os desenhos de Taigo Meireles, concebidos entre 2012 e 2015, compõem uma obra independente, porém reforçam o caráter onírico e desalentado dos textos. Eles fazer parte da série Natura, que constitui um conjunto maior de trabalhos e inclui obras diversas em desenho e pintura.

 

 

 

Segundo o poeta, ensaísta e tradutor Claudio Willer, que assina a apresentação do livro, há um jogo entre os poemas e as imagens que enriquece a leitura e a contemplação e “expressa uma poética; uma tentativa de alcançar a linguagem total, ou de romper os limites entre linguagem e corpo, signos verbais e não verbais”.

Além de antever um paralelismo entre a obra de Roberto Piva e os poemas de Ricardo Rodrigues, expresso pela “tradução e criação original”, o livro apresenta também, ainda segundo Willer, um caráter híbrido e orgiástico:

Entre as acepções ou sentidos que o termo hibridismo vem tomando, há aquele da fusão ou convivência de diferenças; dos distintos modos de expressão – e também de ser. Artistas são demiurgos; criam mundos; e a criação é através da hibridação, replicando a ação da natureza, sob a regência de Eros que promove a união. Piva, invocado por Ricardo Rodrigues, citava com frequência André Breton: “A poesia é a mais fascinante orgia ao alcance do homem”. Abrir as páginas de O profeta e o poeta – o um e o mesmo é aceitar convites para essa orgia.

Ao publicar novamente dois autores que dialogam por meio de artes distintas em um mesmo livro, a Gosto Duvidoso reforça sua intenção de trabalhar com expressões artísticas múltiplas e flertar com o duvidoso, pois, para nós, o livro é um espaço de experimentação e livre expressão.

 

Conheça o projeto, apoie, compartilhe e adquira seu exemplar!

Apoie o projeto!
Divulgue: