Coesão no catarse: campanhas de maio

By 18 de maio de 2021 Financiamentos coletivos

Várias das campanhas das editoras ligadas à Coesão Independente foram financiadas! Isso se devem sem dúvida, ao envolvimento de toda a comunidade de leitores, e a gente espera que com essas novidades mensais, vocês tenham conhecido projetos e editoras incríveis.

Vamos conferir agora as campanhas de maio e, se você curtiu alguma, compartilhe com os amigos também e juntos vamos fazer o mercado editorial brasileiro cada vez mais plural!

O livro da ficção científica brasileira| Editora Madrepérola

Leitura essencial hoje, O livro da ficção científica brasileira é o grande livro sobre a ficção científica de autoria brasileira. Essa coletânea traz 39 contos e apresentam os mais variados subgêneros do scifi: viagem no tempo, distopia, invasão alienígena e space opera.

“O resultado disso é variedade esta que, combinada com o número de autores, com suas vozes e ideias próprias, refratam a luz da criatividade como um vitral sob o sol, com suas histórias multicoloridas compondo um estranho retrato que, a cada novo detalhe contemplado, mais consegue nos inspirar.” Luiz Felipe Vasques (Organizador do Prêmio Argos e LeBlanc, atual presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica).

 

O Corvo | Cartola Editora

O Corvo (The Raven) é a obra mais conhecida do escritor Edgar Allan Poe. Publicado pela primeira vez em 29 de janeiro de 1845, em uma edição semanal do jornal New York Evening Mirror, tornando o autor popular ainda em vida, no entanto, não lhe trouxe sucesso financeiro. O poema narrativo é conhecido principalmente por sua musicalidade, linguagem estilizada e atmosfera sobrenatural, sendo um dos mais famosos poemas anglófonos já escritos.

Em 1846, Edgar Allan Poe publicou um ensaio chamado A Filosofia da Composição , onde o autor analisa o poema O Corvo, explicando a lógica e a metodologia utilizada para criar uma obra capaz de agradar tanto a crítica literária quanto ao gosto popular. Essa edição também brinda o leitor com o ensaio completo, traduzido para o português pelo editor Rodrigo Barros.

Vale lembrar que a Cartola editora ainda tem outros projetos no ar como Cartas ao mar, O destino da cartomante, Vampiros do velho mundo e A bruxa de Paris.

 

CRIMES IMPOSSÍVEIS Locked-Room Mystery 1838 a 1933 | Editora Bandeirola

CRIMES IMPOSSÍVEIS reúne contos da primeira fase da literatura detetivesca, desde os mestres isolados do século 19 até a década de 1930, considerada a Era de Ouro desse tipo de narrativa, nos explica Braulio Tavares no prefácio deste livro. Vemos o desenvolvimento de um dos conceitos mais curiosos do conto e do romance policial – o crime impossível ou de “quarto fechado”.

CRIMES IMPOSSÍVEIS é uma antologia com tema inédito no Brasil, com narrativas cuidadosamente selecionadas entre as pioneiras do tema conhecido como “o quebra-cabeças” da literatura policial.

 

Lady Molly da Scotland Yard, Baronesa Orczy | Laboralivros (urso)

No volume 3 da coleção Senhorita Detetive, teremos uma detetive a trabalhar oficialmente com a famosa Scotland Yard, livro ainda inédito no Brasil.

Lady Molly é uma mulher que tem um talento inquestionável para solucionar mistérios. Algumas vezes o mistério para ela é tão obvio que chega a tratar os casos com pouco interesse e, não raras vezes, já os tem solucionados quase de imediato. No entanto, é claro, utiliza de alguns planos e artimanhas para fazer com que os culpados se revelem. Esses casos são contados em primeira pessoa pela assistente Mary Granard, uma ex-detetive da Scotland Yard cheia de opiniões e muitíssimo bem-humorada de uma forma bem similar à que vemos na dinâmica Watson-Sherlock. E podemos dizer aqui que Mary acaba sendo tão ou mais importante que Lady Molly exatamente por isso. Assim como Watson, ela às vezes não entende a mente de sua querida senhora. No entanto, serve como mediadora da genialidade da detetive para nós leitores.

O livro contém as histórias completas de Lady Molly, sendo apresentado em formato bookcase com 12 contos, cada um dos quais apresentando um crime diferente.

 

Coleção Dragão Negro: Claroscuro, Oscar Nestarez | Editora Draco

A Editora Draco criou a coleção Dragão Negro, que reúne seis noveletas de horror escritas por alguns dos melhores autores da atualidade. Você poderá levar o primeiro e o segundo livros ou fazer uma assinatura e receber as obras bimestralmente em sua casa. Esses livros são EXCLUSIVOS para aquisição nas campanhas do Catarse e também no site da Editora Draco.

O segundo círculo do abismo que vamos visitar é o livro “Claroscuro”, de Oscar Nestarez, que é uma história de horror psicológico com traços sobrenaturais. A obra constrói-se a partir de um dilema: e se a felicidade de um irmão depender da tristeza do outro? E se, como o título indica, a luz de um significar a escuridão do outro?

 

Repique macabro e outras histórias estranhas, Robert Aickman | Sebo Clepsidra + Ex Machina

Trazemos ao público brasileiro a obra instigante e perturbadora do britânico Robert Aickman (1914-1981), o grande mestre das histórias estranhas, inéditas no Brasil e em Portugal.

Suas narrativas tratam de fenômenos para os quais pode haver uma explicação sobrenatural ou psicológica… ou ambas. Mas nem sempre a solução é definitiva. A ambiguidade e a desorientação são essenciais em seus relatos, com forte influência da psicanálise, dos sonhos e pesadelos, e de insinuações eróticas e delirantes associadas ao medo.

A coletânea Repique macabro e outras histórias estranhas reúne nove narrativas de Aickman que representam o melhor de sua produção, acompanhadas de um posfácio do pesquisador de literatura fantástica e escritor Philip Challinor, que esclarece a posição, a importância e o impacto do autor no cenário mundial da literatura insólita.

 

Olívia foi pra lua, Galvão Bertazzi | editora Beleléu

“Olivia Foi pra Lua” é um convite para as crianças conhecerem Olivia, uma garota esperta que em um dia só teve uma ideia e uma missão: viajar para a lua em um foguete.

Uma história contada pelo olhar sensível de uma criança, capaz de transformar um mundo de ideias em realidade, dispondo apenas de certas doses de criatividade, espírito aventureiro e, claro, algumas caixas de papelão.

“Olivia Foi pra Lua” é uma leitura que incentiva e inspira pais e mães a compartilharem com seus filhos esses pequenos grandes momentos. Sonhos inteiros que, com um pouco de ajuda, podem ser realizados em uma prazerosa tarde de brincadeiras ou até mesmo um pouco antes da hora de dormir.

 

Panfletos ferozes| Raphus Press

Com este novo projeto, a Raphus Press oferece ao seu leitor uma visão vertiginosa de estranhas, inclassificáveis peças literárias produzidas em pequenas quantidades e oferecidas aos leitores nesse estranho formato de memorabilia literária, o panfleto – esse material vilipendiado mas que, de forma insidiosa, configura nossa visão de mundo e mesmo a configuração de um estranho espaço imaginário o qual costumamos revisitar. Assim, apresentamos aos nossos leitores um projeto focado na linguagem dessa peculiar forma gráfica, com narrativas breves mas extraordinárias, nossos Panfletos Ferozes.

 

Revista Diário Macabro Nº 8 | Editora Diário Macabro

E chegamos à 8ª edição da nossa revista mais querida de horror!

Foi lá em 2017 que o primeiro número da Revista Diário Macabro veio à luz: enxuta, básica, suficiente para marcar seu espaço. Desde então, a cada número, a DM vem crescendo e conquistando (ou aterrorizando?) corações por todo o solo brasileiro (e, em algumas ocasiões, até fora)! Mas se você ainda não conhece a publicação, vamos lá!

A Revista Diário Macabro é uma antologia de contos que reúne o melhor do horror de todo o Brasil. Apesar de ser chamada de revista — sendo, na verdade, uma homenagem às revistas pulp do século passado —, ela é um livro e costuma ter em média de 140 a 200 páginas trazendo contos, ilustrações e entrevistas com mestres do horror.

 

 

 

Campanhas de abril!

Se você não viu quais as campanhas foram ao ar em abril, confira aqui nosso post com a relação delas. Algumas das campanhas ainda estão no ar, então pode ser sua última chance de participar!

—————————————————————————————————————————————-

Coesão no Catarse:

Conheça mais!

Para que você não perca nenhuma novidade, basta seguir a hashtag #CoesãoNoCatarse no Instagram e Facebook!

Já no site do Catarse é só jogar a palavra coesão na busca e pronto! você vai saber quais projetos ativos nossas editoras têm no site. Ou se preferir, é só se ligar no link direto

Mês que vem tem mais!

Divulgue: